Deixo aqui um pouco de mim. Deixe-me um pouco de você!






Por que não falar de um assunto tão escasso nos dias de hoje?

Falar da sinceridade, da tão chamada Lealdade que o homem não sabe mais cultivar.

Os animais são bens mais leais que o próprio homem, possuidores talvez de sentimentos bem mais nobres que os meus e os seus embora não pertençam a classe dos racionais.

E como falar de lealdade se não falar de amor? Se não falar de amizade? Se não falar de mentira?

Ela é própria de quem tem caráter, qualidade estimada e adquirida, porque ninguém nasce sabendo de nada, tudo é aprendido. Por tanto, caráter só tem quem soube aprender a respeitar o outro e necessariamente quem respeita o outro é que consegue adquirí-la.

Logo, a lealdade só existe quando há respeito, admiração, entendimento do outro, quando isto não é base em um homem ele verga para muitas faces, sendo a pior delas a mentira, destruidora das relações humanas, matadora dos anseios e sonhos.

E o que vemos é muita gente no desfecho do deixa ver o que acontece e essa modernidade tem extinto essa qualidade vital, tão singular, de forma deprimente e vazia, num monólogo quase que universal de que seja eterno enquanto dure, não se precisa de mais nada.

Eu observo “moralistas”, formadores de opiniões com vidas duplas e promíscuas, ditando ao léu uma realidade não vivida, falando de fidelidade, de constância, de uma lealdade fingida, enganadora. É deplorável.

O que te faz pensar que alguém te vai ser leal?

A sua palavra? E qual validade tem a palavra hoje?

Te será leal aquele que sabe ser fiel com os outros, observe, o passado revela muito mais que o presente. Já dizia uma frase que aprendi desde criança: “Se você quiser sabe o que um homem pensa, não ouça o que ele diz, observe o que ele faz.” É o fazer que faz um ser.

Te será leal aquele que sabe o quão precioso é ser sincero, que não fala por canções, nem por adivinhações, aquele que sabe ser ele mesmo. Que se encontra com ele mesmo para assim poder se encontrar com os demais oferecendo o que há de melhor nele.

Vede os animais? São apenas eles, aprendem o afeto e são leais aos seus donos. Vede os homens? Racionais e bem mais dotados de sentimentos, mas repreensíveis na arte da lealdade.

Queria mesmo dizer que poucos são aqueles que possuem caráter, que é ele mesmo sem medo do que possam pensar, bom ou ruim, mas leal a si mesmo, pois só assim , este saberá ser sincero com os outros, gesto excepcional de quem sabe o valor do amor e suas ramificações.

( J. L. )

1 comentários:

Unknown disse...

Seria muito bom se todas as pessoas fossem leais, no sentido amplo da palavra,ser leal não só em relacionamentos, mas em todos os sentidos da vida, ser leal nos faz sentir nossa alma mas leve..